A página inicial da maior ferramenta de buscas da internet, a Google, sofreu um ataque DNS na tarde desta terça-feira, 3, segundo informou o site de tecnologia Tecmundo.

De acordo com as imagens obtidas pelo TecMundo e por vários usuários pela internet, o autor do ataque se identifica como Kuroi’Sh. Diferente de muitas situações semelhantes, nenhum grupo levantou bandeira e, ao que parece, a invasão aconteceu apenas “por diversão” — também conhecido como “lulz”.

O ataque hacker realizado por Kuroi’Sh fez com que a Google tirasse do ar, por alguns momentos, o buscador, o Google Maps e o Google Translate. Outros serviços continuaram rodando normalmente.

Em conversa com o próprio hacker, o TecMundo descobriu que o hack foi realizado via SQL Injection e também foi direcionado ao DNS, tecnicamente falando.

Um DNS, Domain Name System, é o sistema de gerenciamento de nomes hierárquico para sites, praticamente. Ele permite a inscrição de vários dados digitados, além do nome do host e de seu IP. Já o SQL Injection é um tipo de ameaça de segurança que se aproveita de falhas em sistemas que interagem com bases de dados via SQL