Gigante chinesa AVIC Automotive inaugura fábrica Henniges em Jundiaí

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Henniges Automotive, que pertence à gigante chinesa AVIC Automotives, inaugurou nesta quinta-feira, 31 de janeiro, sua fábrica em Jundiaí, com investimentos divulgados de R$ 120 milhões e a previsão de geração de cerca de 300 novos empregos nos próximos três anos.

De origem norte-americana, a fabricante de componentes automotivos Henniges foi adquirida pela AVIC Automotive Systems Holding Co. Ltd em 2015, por algo em torno de U$ 1 bilhão, segundo noticiou a agência de notícias Bloomberg News.

Em um comunicado à imprensa, a Henniges anunciou na época que a aquisição foi uma das maiores feitas pelos chineses de uma companhia norte-americana produtora de peças automotivas.

A planta da empresa em Jundiaí, segundo informações divulgadas pela Prefeitura, tem 11 mil metros quadrados, com cerca de 10 mil m² de área destinada à produção e é parte de um plano de expansão global anunciado pelo presidente da companhia Larry Williams, no ano passado, quando a Henniges inaugurou outra planta em Suzhou, na China.

Na ocasião, Williams justificou a escolha do Brasil para implantação de uma nova fábrica de borrachas de vedação para automóveis.

“O Brasil é um mercado que está deprimido há muitos anos”, disse. “Acreditamos que o mercado automotivo atingiu o nível mais baixo e, à medida que seguimos as tendências, ele está começando a se recuperar. Acreditamos na recuperação e estamos apoiando um dos nossos clientes globais existentes ao nos mudarmos para essa região. Eles nos pediram para ter uma produção doméstica na região da América do Sul para apoiá-los”.

Inicialmente, a Henniges atenderá à demanda da General Motors.

Presente à inauguração, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância para a cidade de receber a empresa.

“É um orgulho muito grande para Jundiaí ter sido escolhida pela empresa para suas operações no Brasil. Esta inauguração é resultado de um esforço muito grande da Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), em manter um ambiente favorável aos investimentos”, disse.

O diretor-geral da Henniges no Brasil, Ronaldo Lemos, disse:

“Além da excelente infraestrutura e da mão de obra qualificada que encontramos em Jundiaí, fomos muito bem recebidos pela Administração desde o início do projeto. O contato direto e a disposição do Município em desburocratizar os processos foi fundamental. Temos certeza de que fizemos a escolha certa e esperamos crescer muito na cidade”.