A companhia de Dança Siameses apresenta nesta quinta, 7, às 20 horas no Teatro do Sesc o seu premiado espetáculo Jardim Noturno, de Mauricio de Oliveira.

A companhia explora nesse trabalho, o movimento mínimo, fragmentado, estilhaçado, como se honrassem cada célula do corpo separadamente. Buscam o gesto essencial, coordenado com extrema sofisticação sensorial e, ao mesmo tempo, com um olhar projetado em direção ao simples — nas palavras dos próprios autores.

Porém, esse mesmo movimento delicado, ao se integrar ao movimento do outro, estabelece uma estrutura complexa e inusitada onde a interdependência nos remete à idéia do crescimento irregular de um vegetal acoplado ao outro, intercambiando oxigênio. Jardim Noturno trata, metaforicamente, do florescimento dos vegetais, de sua história secreta e misteriosa.

Em Jardim Noturno as personagens germinam na obscuridade, confiando na noite e na sua capacidade de guardar segredos. Personagens que extraem de seus iguais, o verve que perspassa seus sistemas em forma de resiliência para que progridam na precariedade do cotidiano e atravessem, ao mesmo tempo, noites escuras da alma.

A companhia tenta com esse trabalho, resgatar a imaginação e a habilidade de seus integrantes, de se recriarem assim como sonham seus corpos, se valendo, enfim, do presente de suas presenças e a presença do presente que é a própria existência.


Mauricio de Oliveira

Diretor, coreógrafo e bailarino da companhia Maurício de Oliveira regressou ao Brasil em 2005, depois de morar por onze anos na Alemanha e na Holanda onde realizou importantes trabalhos como coreógrafo e bailarino.

Maurício foi destaque na The Forsythe Company dirigido por William Forsythe, considerada pela crítica internacional como a maior cia. de dança contemporânea do planeta, sendo o único brasileiro a fazer parte da Cia. desde sua fundação. Sua última criação foi “Objeto Gritante” para o Teatro de dança na sua 6ªedição “Artista da Casa”.

Com Cia. de Dança Siameses

Dia 7. Quinta, 20h | Duração: 60 minutos

Teatro | 220 lugares | Grátis | Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento do Sesc.